sexta-feira, 23 de outubro de 2009

A gripe na quinta

Ora aqui fica um texto colectivo que temos vindo a construir ao longo das últimas semanas e que nos deixa muito orgulhosos... é uma narrativa sobre a gripe A, contada em forma de fábula (por sugestão da Inês) e com um título simples mas muito sugestivo (foi a Patrícia que se lembrou dele).

Todos colaboraram com muito prazer e foi uma história que cresceu na nossa sala de aula... Somos os autores!!! E esperamos que gostem...

A gripe na quinta

Estávamos no mês de Outubro, o Outono tinha acabado de chegar, mas ainda parecia Verão… Estava muito calor e, como acontece em todos os finais de tarde na quinta dos animais falantes, um grupo de amigos conversava e apreciava o pôr-do-sol… Só que hoje o tema da conversa era diferente… alguns humanos pareciam estar doentes e todos estavam preocupados…

Cavalo – Vocês deviam ter visto… ela espirrava sem parar!

Ovelha – É verdade! Eu também vi… e também tossia bastante.

Cão – Coitadinha! Fui buscar a minha bola de propósito e ela nem tem forças para brincar comigo…

Galo – E sabem no que reparei? Lá em casa andam todos com a boca e com o nariz tapado, parece que têm medo de ficar doentes.

Coelho – E no outro dia, espreitei pela janela e estavam todos muito aflitos… Diziam que ela estava com febre…

Vaca – Ai, ai… coitadinha da nossa amiguinha… o que lhe irá acontecer?

Porco – Então vocês ainda não perceberam o que se passa?

Todos – O que se passa??? Não, ainda não percebemos…

Porco – A verdade é que a nossa amiguinha parece muito doente mas, em poucos dias, com os cuidados certos, ela vai ficar como dantes…

Coelho – A sério? Isso são boas notícias! Mas o que tem ela?

Porco – Ela está com gripe… é aquela gripe de quem todos falam… a gripe A.

Cão – Essa gripe não foi a que tu apanhaste no ano passado?

Porco – Bem, agora já não é a mesma… não se transmitia aos humanos… A gripe A é causada pelo vírus H1N1 e esse vírus já é diferente do que me atacou. A nossa amiguinha apanhou gripe A na escola, foi transmitida por um colega.

Cavalo – Então e agora? Ficam todos doentes lá em casa? Quem tratará de nós?

Porco – Não se preocupem! Se todos tiverem cuidado, ninguém apanha a gripe A. Devem lavar as mãos muitas vezes, usar máscaras e a nossa amiguinha deve espirrar e tossir para o braço ou para lenços de papel… Assim, tudo correrá bem!

E todos os animais suspiraram de alívio…

O porco conseguiu esclarecer todas as dúvidas e parece que a gripe A não é assim tão má.

E assim terminou mais um final de tarde na quinta dos animais falantes. E todos fizeram silêncio enquanto o Sol desaparecia e as nuvens se vestiam de muitas cores…

Texto colectivo do 3.º A
Área de Projecto – Tema: A gripe A

4 comentários:

  1. Lindo :-)
    Eu estou doente...desde o início da semana. Acho que não é a Gripe A, mas que me deitou mesmo abaixo, isso deitou. Só me tenho rebolado entre o sofá da sala e a minha caminha...
    Adorei o vosso texto :-)

    ResponderEliminar
  2. ola,meninos e meninas.Adorei o vosso texto.Parabens,bj mãe da Èrica.

    ResponderEliminar
  3. olá!
    não imaginei que o texto ficasse tão giro.


    Beijocas da COLEGA Inês!

    ResponderEliminar
  4. Parabéns!
    Vejo que começaram o ano cheios de energia e boas ideias. O vosso texto está giríssimo. Já pensaram em fazer um teatrinho?

    Um bom ano de trabalho!
    Mário, Joana, Bernardo, CC e Guinha

    ResponderEliminar